Usator:HunteWinchester123

De Wikipedia, le encyclopedia libere

Background[modificar | modificar fonte]

"Às Vezes" foi a primeira composição de Hale, ocorrendo em 2007 quando ele possuía entre 10 e 11 anos. Em uma entrevista Hale disse "eu compus essa música quando eu tive meu primeiro amor... eu tinha entre 10 e 11 anos quando isso aconteceu, nós estudávamos juntos, mas ele tinha 15 anos e nós não eramos amigos, nós nos falamos em algumas ocasiões e em todas essas ocasiões eu não sabia o que falar, como agir... Eu era bastante passivo-agressivo quando estávamos perto e eu me arrependo disso... Ele participava do time de basquete do colégio, eu ficava o observando treinar após as aulas."

Em 5 de agosto de 2014 a canção foi lançada como terceiro single de seu álbum de estreia "Quebrar As Regras" (2014). Mais tarde foi anunciado que aquele era o último single do disco.

Composition[modificar | modificar fonte]

"Às Vezes" é uma canção romântica teen pop, influenciada pelo bubblegum pop, com duração de quatro minutos e quatro segundos, composta por Mason Hale e produzida por Raoni Carneiro. A canção segue segue a progressão de acordes de Cm11–F7sus–B♭–B♭(9)/D–F/A–F, sendo composta em B♭ major com tempo comum lento de aproximadamente de 96 beats per minute. Após a introdução da música, ela se transfere para B major. A extensão vocal de Hale se expande por três oitavas entre a a nota mais grave E3 até a nota mais aguda E6 através de sua voz de cabeça. Desde 2015, Hale passou a utilizar registro de apito para atingir a nota E6.

Liricamente a canção é uma "balada de coração partido", onde Hale declara na introdução, "Você me diz que me ama / Que você não consegue tirar seus olhos de mim / Não é que eu não queira ficar / Mas toda vez que você se aproxima eu me afasto". De acordo com Hale, "eu quero mostrar um lado diferente de mim [com 'Às Vezes'] do que eu mostrei nas outras cancões."

Critical reception[modificar | modificar fonte]

"Às Vezes" recebeu criticas mistas pelos críticos especializados. A revista Rolling Stone Brasil disse que "adverte um potencial amor que possui necessidade de tempo e paciência, rodando bem com um ritmo lento e uma grande batida." O site Terra considerou "Às Vezes" como um "single competente, mas não significativo." O Estado de Minas clamou que a canção é "razoavelmente razoável, sendo a primeira música de Hale que a abordagem lirica parece ser inteiramente sobre ele, não sobre outra pessoa." O jornal O Globo chamou "Às Vezes" da "linda música, porém fraca comparada a outras canções do álbum", citando "Um Milhão de Milhas", "Mais Do Que Um Sentimento" e "Aguente Firme" como "opções melhores para próximo single." O jornal Correio disse que a música "representa o primeiro amor, a inocência do descobrimento do sentimento." O site POPLine elogiou a canção dizendo que "Mason traz vocais inocentes, calmos e angelicais, totalmente inocentes, como você estivesse ouvindo um anjo cantar."

Live Performances[modificar | modificar fonte]

Em 12 de agosto, Hale veio a se apresentar na segunda edição da MTV Millennial Awards, cantando uma medley de "Você Tem Mais Amigos Do Que Imagina" e "Às Vezes". Em 16 de agosto, Hale apresentou-se na 28ª edição do Criança Esperança, performando a canção junto com um coral de crianças deficientes. A apresentação ganhou diversos elogios da crítica e do público. Em 22 de agosto, Hale apresentou-se no Caldeirão do Huck e no dia seguinte no programa Domingão do Faustão, com Faustão chamando-o de "rei do pop". Em 31 de agosto, Hale apresentou-se na décima edição do Festival de Inverno Bahia, cantando "Você Tem Mais Amigos Do Que Imagina", "Tudo Ou Nada" e "Às Vezes". Em 27 de setembro, Mason apresentou-se na sexta edição do festival Rock in Rio, atraindo atenção da mídia internacional, com a revista Slant Magazine chamando de "um dos maiores artistas pop da atualidade que precisa ser apresentado do mundo." Em 29 de janeiro de 2016, Hale apresentou a canção no primeiro dia da vigésima edição do Planeta Atlântida Rio Grande do Sul que ocorreu no dia 29 de janeiro de 2016.

Music video[modificar | modificar fonte]

Em junho de 2017, Hale começou a ensaiar para o vídeo, criando sua própria coreografia para o vídeo. Mais tarde, Hale revelou que queria mostrar um novo lado seu: "eu não cresci apenas cantando, escrevendo, atuando e tocando piano, eu também posso dançar. Eu acho que está na hora de mostrar esse meu lado." As gravações do vídeo ocorreram em Malibu Beach, iniciaram-se em 14 de julho e encerraram-se em 22 de julho, sob a direção de Felipe Sassi. Em 11 de agosto, o foi liberado no canal Vevo de Hale no Youtube, alcançando a marca de 8 milhões de visualizações em uma semana e 100 milhões em cinco meses. Até fevereiro de 2017, o vídeo contava com 300 milhões de visualizações.

Synopsis[modificar | modificar fonte]

De acordo com a Felipe Sassi, diretor do vídeo, o conceito inicial seria Hale na varanda de uma casa à beira do mar assistindo um grupo de crianças se divertindo, levando flashbacks sobre seu passado.

O vídeo inicia com Hale caminhando sobre a grama de uma casa em direção a um telescópio, usando-o para avistar um rapaz correndo com seu cachorro de raça pastor-alemão na praia. Em questão de segundos, o vídeo muda para Hale e seus dançarinos na Paradise Cove pier, onde todos estão completamente vestidos de branco e dançando juntos coreografadamente enquanto ocorre mudanças de cenas: Hale sentado na praia observando o rapaz ainda brincando com seu cachorro, Hale sentado em um chão asfaltado sob uma canga na frente de um carro BMW i8 com duas pessoas ao seu lado; Hale caminhando em uma varanda carregando uma bola de plástico; Hale sentado na grama cantando; Hale de baixo do Paradise Cove pier com ondas do mar batendo em suas pernas enquanto ele canta. Durante o último refrão, Hale aparece com uma vestimenta rosa na frente de uma parede branca com diversas fotos dele e o rapaz que ele observava coladas na parede. O vídeo se encerra com o rapaz indo embora com seu cachorro e Hale afastando-se do telescópio e virando-se de costas.

Reception[modificar | modificar fonte]

Em geral, o clipe recebeu criticas positivas. Um escritor da Rolling Stone Brasil observou que o vídeo é mais conhecido por "brincar com a mente de casa um", com Hale interpretando uma "pessoa inocentemente sexy", descrevendo-o como "virginal". Enquanto isso, as criticas do público foram mistas, com muitas pessoas achando o clipe "fofo" e "inocente", enquanto outras descreveram como "forma de influenciar os jovens a homossexualidade" devido o vídeo retratar os sentimentos de um homem por outro homem. O portal PureBreak disse que "o vídeo não demonstra nada de errado, apenas um sentimento puro. As pessoas deviam estar prestando mais atenção na mensagem da música do que o clipe representa." O portal POPLine disse que o clipe é "simplesmente algo simples e meigo que Mason vem mostrando desde sua estreia no cenário musical e a única coisa chocante foi Mason estar mostrando mais pele em três minutos do que já mostrou durante toda a vida." Para Blasting News, "Hale marcou sua imagem como algo unissex, as pessoas recusam-se a ver sua real sexualidade." Para o site R7, "Mason que sempre se disse criar música para ambos os sexos, parece ter limitado isso apenas para as músicas, pois o vídeo-clipe da canção é definitivamente destinado ao público gay." Para o G1, "Hale subiu um degrau a mais em sua carreira arriscando em algo que ele provavelmente já sabia que causaria repercussão, mas mesmo assim teve coragem de seguir em frente."

Views[modificar | modificar fonte]

Date Views
December 15, 2014 100 millions
June 8, 2016 200 millions
February 10, 2017 300 millions

Commercial performance[modificar | modificar fonte]

"Às Vezes" atingiu sucesso moderado comparado ao single anterior de Hale, no qual chegou inúmeras vezes a permanecer na primeira posição das tabelas musicais enquanto "Às Vezes" se estabelecia em segundo lugar. Após ser lançada no iTunes a canção retirou "Você Tem Mais Amigos Do Que Imagina" da primeira posição, permanecendo na colocação por dois dias antes de ser retirada pela mesma canção. Na Billboard Hot 100 Airplay, a canção estreou em 78 antes de subir nas semanas seguintes, alcançando a primeira posição em sua quinta semana. Isso fez de Hale o artista brasileiro com mais músicas de um mesmo álbum em primeiro lugar no chart. Nos charts regionais, "Às Vezes" atingiu a primeira posição em Vitória, São Paulo, Curitiba e Florianópolis. Através da Brazilian Association of Discs Producers, a canção veio a recebeu certificado de platina-dupla por vender mais de 200,000 downloads. Além do Brasil, a canção também atingiu os charts da Espanha, México e Portugal, onde veio a receber certificado de platina em Portugal através da Phonographic Association of Portugal por vender 40,000 downloads.

Uso na mídia[modificar | modificar fonte]

"Às Vezes" serviu como música tema das telenovelas 'Sete Vidas, A Regra do Jogo, Chiquititas, e Cúmplices de um Resgate, incluindo a telenovela portuguesa Mar Salgado, além de ser cantada em Malhação Sonhos. Entre competições musicais, a música veio a ser cantada na quarta temporada do The Voice Brasil e na primeira temporada do Popstar por Mariana Rios, além das competições de dança, como Dança dos Famosos e Dancing Brasil.

Credits and personnel[modificar | modificar fonte]

Creditos retirado do encarte do álbum Quebrar As Regras.

Charts[modificar | modificar fonte]

Weekly charts[modificar | modificar fonte]

Chart Peak
position
Billboard Brasil Hot 100 Airplay 1
Billboard Brasil Regional Belo Horizonte Hot Songs 3
Billboard Brasil Regional Curitiba Hot Songs 1
Billboard Brasil Regional Florianópolis Hot Songs 1
Billboard Brasil Regional Fortaleza Hot Songs 6
Billboard Brasil Regional Porto Alegre Hot Songs 2
Billboard Brasil Regional Recife Hot Songs 4
Billboard Brasil Regional Rio de Janeiro Hot Songs 1
Billboard Brasil Regional Salvador Hot Songs 2
Billboard Brasil Regional São Paulo Hot Songs 1
Billboard Brasil Regional Vitória Hot Songs 1
Mexico Airplay (Billboard) 92
Mexico (AMPROFON) 90
Mexico (Monitor Latino) 84
Portugal (AFP) 17
Spain (PROMUSICAE) 65

Yeard-end chart[modificar | modificar fonte]

Chart Peak
position
Billboard Brasil Hot 100 Airplay 12
Spain (PROMUSICAE) 78

Certifications[modificar | modificar fonte]

Region Certification Certified units/Sales
Brazil (Pro-Música Brasil) 2× Platina 200,000
Portugal (AFP) Platina 40,000
Worldwide 240,000^